Topo

Maquiagem mal tirada pode atrair ácaro que causa queda nos cílios

ThinkStock
Imagem: ThinkStock

Bianca Souza

Do UOL, em São Paulo

25/06/2014 06h00

Muita gente já entendeu que dormir sem retirar a maquiagem é um hábito que pode danificar a pele, mas poucos sabem que deixar a limpeza na região dos olhos para "depois" pode provocar a proliferação de um ácaro capaz de causar a queda dos cílios.

Demodex folliculorum é uma espécie de ácaro parasita que vive nos folículos capilares e glândulas sebáceas dos seres humanos. A criatura é encontrada mais comumente em adultos, que produzem maior quantidade de sebo do qual o Demodex se alimenta.

Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, a presença desses ácaros é mais comum em mulheres por causa do uso de maquiagem. O especialista alerta que é preciso retirar os produtos utilizando sabonetes e produtos demaquilantes.  “Não há problema em usar maquiagem e cremes, contanto que se faça a higiene correta ao redor dos olhos”, diz Hida.

Embora o ser humano consiga conviver com estes organismos no corpo, esta espécie em particular pode causar algumas inflamações na pele, como a blefarite, cujos sintomas são coceiras ao redor das pálpebras, sensação de areia nos olhos e incomodo à luz. A doença não é contagiosa e pode estar associada à repetição de terçóis, calázios, conjuntivites e a sensação de olhos secos.

O diagnóstico só pode ser feito por um especialista, por meio de um exame detalhado das pálpebras. O tratamento é feito com uma limpeza cuidadosa da região afetada, com produtos específicos como óleo de melaleuca e xampus neutros. Em alguns casos, o tratamento pode incluir medicação por via oral.

Por outro lado, o oftalmologista Flávio Rangel, presidente do Instituto de Oftalmologia IOFRAN, alerta para o fato de que o “excesso de higienização” também pode ser prejudicial e pode favorecer a proliferação do ácaro de outros organismos. “O ideal seria evitar o uso de maquiagem diariamente, não pela maquiagem, mas porque o uso contínuo do demaquilante pode retirar as proteções naturais da pele”, afirma o médico.

Os especialistas alertam que o uso de itens de maquiagem não são os únicos a aumentar a oleosidade na região dos olhos. Cremes hidratantes e protetores solares, quando não são retirados corretamente, também deixam resquícios dos quais os ácaros podem se alimentar.

“Cumprimentar pessoas, passar as mãos em animais e receber notas, também transmitem os ácaros”, diz  Rangel. O especialista afirma que é impossível não estar em contato com esses organismos, mas que o importante é que eles estejam em equilíbrio com os outros que estão em contato com a pele.