Topo

Esse conteúdo é antigo

Cruzeiro com 42 doentes tenta atracar na Flórida, após recusa no Chile

Zaandam, embarcação da Holland America - Divulgação
Zaandam, embarcação da Holland America Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 10h43

Um cruzeiro da Holland America com 42 pessoas sentindo sintomas semelhantes ao da gripe espera atracar e desembarcar seus passageiros na Flórida, em Port Everglades, no próximo dia 30, depois de ter sido negada sua chegada ao Chile. A suspeita é de que diversos destes casos sejam do novo coronavírus.

O Zaandam ouviu diversas recusas e ainda busca um porto em que seja aceito, de acordo com o Orlando Sentinel. Ele está com 1.243 passageiros e 586 membros da tripulação. Atualmente, ele viaja pela costa sul-americana, depois de ter deixado Buenos Aires, na Argentina, no dia 7 de março, para um trajeto de duas semanas.

No sábado de manhã, a embarcação notificou a presença de 13 passageiros e 29 tripulantes sendo atendida no centro médico do cruzeiro, de acordo com a Holland America.

O navio não tem testes da covid-19 à bordo, o que complica para os diagnósticos dos doentes.

"Como forma de extrema cautela, pedimos a todos os nossos passageiros para permanecerem em seus quartos, até termos melhores informações", comunicou a empresa.

O cruzeiro deveria ter desembarcado no Chile em 21 de março. A Argentina de início permitiu que ele atracasse por lá, mas depois voltou atrás na decisão.

"Nossa intenção é nos encaminhar para Fort Lauderdale, na Flórida, chegando em 30 de março. Ainda estamos estudando uma rota segura pelo Panamá."

Passageiros relataram que há idosos no cruzeiro e que há muitos passageiros impacientes.

Buscadas pelo Orlando Sentinel, as autoridades norte-americanas ainda não comentaram sobre como vão proceder com o cruzeiro.