Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: EUA planejam vacinar 24 milhões de pessoas até meados de janeiro

Gary Hershorn/Corbis via Getty Images
Imagem: Gary Hershorn/Corbis via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 11h42Atualizada em 07/12/2020 17h22

As principais autoridades de saúde do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, traçaram um cronograma ontem que prevê distribuir vacinas contra o novo coronavírus para até 24 milhões de pessoas até meados de janeiro. As informações são do jornal The New York Times.

Após as críticas do presidente eleito Joe Biden de que o governo não tinha um plano de distribuição de vacina "detalhado", Moncef Slaoui, o principal conselheiro científico da Operação Warp Speed — programa de desenvolvimento de vacinas do governo Trump — disse que todos os residentes de casas de repouso e profissionais de saúde poderiam receber a primeira rodada de vacinações em meados de janeiro.

Já em meados de março, disse ele, "a maior parte da população altamente suscetível - cerca de 100 milhões de pessoas" deve ser vacinada.

A vacina fabricada pela Pfizer pode estar disponível até o final da semana, caso haja aprovação emergencial pelo FDA (Food and Drug Administration), agência de regulação de medicamentos dos Estados Unidos, disse Slaoui em entrevista à CNN. O uso do imunizante foi autorizado na semana passada no Reino Unido.

Segundo o jornal, um comitê consultivo do FDA se reunirá na quinta-feira para revisar os dados de segurança e eficácia da vacina. A Moderna também já solicitou aprovação emergencial.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia. Na sexta-feira, mais de 229 mil novos casos foram registrados, um recorde. Mais de 101 mil pacientes com covid-19 estão em hospitais agora, o dobro do número de apenas um mês atrás, segundo o jornal.

No total, o país registra mais de 14,8 milhões de casos e cerca de 283 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Slaoui elogia Biden por pedir uso de máscaras por 100 dias

Slaoui elogiou ontem o plano de Biden de pedir a todos que usem máscaras para conter a disseminação do coronavírus, dizendo que a prática é fundamental porque o país aguarda distribuição generalizada da vacina.

"Acho que é uma boa ideia. Nunca é tarde demais. Esta pandemia está devastando o país. Todos nós precisamos nos precaver, usar nossas máscaras, lavar as mãos, manter distância, estar cientes de que este vírus é um assassino", analisou ele, em entrevista à CNN.

"Temos uma vacina. Há luz no fim do túnel, mas não teremos todos a vacina em nossos braços antes de maio ou junho, por isso precisamos ser muito cautelosos e vigilantes", acrescentou.

Slaoui também disse que está planejando se reunir com a equipe de transição de Biden esta semana para discutir os planos de como imunizar a população.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, os EUA registram mais de 14,8 milhões de casos e cerca de 283 mil mortes provocadas pela covid-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, e não 1.538.097 mortes. A informação foi corrigida.