Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio tem segundo caso de morte relacionada à variante de Manaus

Paciente transferido de Manaus estava internado no HFSE (Hospital Federal do Servidor) e apresentava comorbidades, como obesidade e hipertensão - iStock
Paciente transferido de Manaus estava internado no HFSE (Hospital Federal do Servidor) e apresentava comorbidades, como obesidade e hipertensão Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 10h05Atualizada em 19/02/2021 18h08

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou na manhã de hoje a morte de um paciente infectado com a variante do coronavírus de Manaus que havia sido transferido da capital amazonense.

Esse é o segundo caso de morte de um infectado pela variante brasileira no estado. Um morador de Belford Roxo, que estava internado em Nova Iguaçu, também veio a óbito. No entanto, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro disse que ainda não é possível afirmar que o paciente que morreu ontem teve agravamento do caso devido à mutação do vírus, já que ele foi internado em função de cirrose hepática e problemas renais.

O paciente transferido de Manaus morreu na noite de ontem, pouco após a Secretaria de Saúde confirmar que as variantes britânicas e amazonense estão em circulação no estado.

Trata-se de um homem de 46 anos que estava internado no HFSE (Hospital Federal do Servidor) e apresentava comorbidades, como obesidade e hipertensão. Os primeiros sintomas surgiram em 21 de janeiro e ele foi transferido para o Rio em 3 de fevereiro.

Variantes em circulação no estado

As novas variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e em Manaus já estão circulando na cidade do Rio de Janeiro e, provavelmente, em Nova Iguaçu, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.

A pasta informou que identificou a transmissão local dessas variantes, ou seja, as pessoas que foram infectadas não viajaram, e a transmissão do vírus aconteceu dentro do estado.

Em nota, a secretaria afirmou que concluiu ontem a análise do histórico de quatro das cinco pessoas contaminadas pelas novas variantes do coronavírus no Rio. Desses casos, um é de infecção pela cepa britânica e quatro são da variante de Manaus.

"O levantamento constatou que, com exceção do paciente oriundo de Manaus, os demais são autóctones, ou seja, a contaminação aconteceu dentro do próprio estado. Desta forma, a avaliação confirmou que as novas cepas já estão circulando em pelo menos um município do estado, o Rio de Janeiro, e provavelmente, Nova Iguaçu", disse a pasta.