Topo

Esse conteúdo é antigo

Vinholi vê fluxo para o litoral menor, mas espera mais impacto do recesso

Barreira sanitária para testar turistas em São Sebastião no primeiro final de semana do recesso sanitário na cidade de São Paulo e outros municípios do estado - Divulgação / Prefeitura de São Sebastião
Barreira sanitária para testar turistas em São Sebastião no primeiro final de semana do recesso sanitário na cidade de São Paulo e outros municípios do estado Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Sebastião

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 10h05

O secretário de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo, Marco Vinholi, disse hoje que o primeiro final de semana do recesso sanitário no estado de São Paulo apresentou menos movimento nas rodovias de acesso ao litoral, mas que espera "resultados mais impactantes" da medida.

"O que nós vimos foram barreiras sanitárias nos municípios que geraram trânsito nessas rodovias e fazendo com que a população compreenda que a quarentena não é férias. Buscamos resultados mais impactantes nesse período. São dias fundamentais para desacelerar a pandemia no estado de São Paulo", afirmou em entrevista à CNN Brasil.

Segundo o secretário, houve um fluxo 55% menor de pessoas indo para a Baixada Santista na sexta (26) e no sábado (27) comparado ao final de semana anterior. "O fluxo foi de 47% na Tamoios e 67% na Mogi Bertioga, principais vias para o litoral. Mesmo assim precisamos de mais", completou.

"A fase emergencial segue até o dia 11. Esses dias vão servir para gente verificar como essas medidas estão impactando o estado de São Paulo. Essas medidas desses dias vão ser colhidas daqui há dez dias", disse Vinholi. De acordo com ele, a necessidade de antecipar outros feriados será avaliada, mas isso "não está no radar no momento".

Na semana passada, o prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) anunciou a antecipação de feriados para reduzir a circulação de pessoas pela cidade. Com isso, de 26 de março a 4 de abril haverá um recesso sanitário, unindo esses feriados ao da Páscoa. Pelo menos outras dez cidades do estado aderiram à iniciativa, replicada também pelo estado do Rio de Janeiro.

Com isso, cidades do litoral paulista instalaram barreiras sanitárias para evitar a entrada de turistas no período. O objetivo é impedir que pessoas contaminadas com a covid-19 entrem na cidade e diminuir, assim, a transmissão do coronavírus. Mesmo assim, os veranistas aproveitaram os dias de sol para praticar atividades físicas nas orlas da praia e até mesmo furar os bloqueios impostos pelas prefeituras no final de semana.

Em São Sebastião, que não aderiu ao recesso, diversas barreiras colocadas nas entradas das praias do município foram destruídas por vândalos. Já em Ubatuba, cerca de 250 pessoas usaram pneus queimados na madrugada de sábado (27) para criar um bloqueio para evitar a passagem de veículos de outras regiões.

Já em Santos, no sábado (27), 225 pessoas foram abordadas e 36 multas foram aplicadas pela prefeitura. Um total de 174 motoristas foram parados na entrada da cidade. Além das abordagens com caráter de orientação, a fiscalização resultou em 21 multas, de R$ 300, sobre circulação indevida de pedestres na orla, e outras 14, no mesmo valor, para pessoas que se recusaram a utilizar a máscara.

*Com informações da Agência Estado