Topo

Luana Araújo: Falar em fim da pandemia é ter desconexão com a realidade

Colaboração para o UOL

12/01/2022 18h51

A infectologista Luana Araújo afirmou, em entrevista ao UOL News, que estamos longe do fim da pandemia de covid-19. A declaração da médica foi uma reação à fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a variante ômicron do coronavírus é "bem-vinda" e "pode sinalizar sim o fim da pandemia".

"Esta afirmação nunca pôde ser dita, muito menos agora, diante dos números. A gente está muito longe dessa circunstância", disse Luana.

"Falar em início do fim da pandemia é ter desconexão com a realidade, porque entre o início do fim e o fim propriamente dito existe muito sofrimento e morte", acrescentou.

Bolsonaro afirmou hoje, em entrevista ao site Gazeta Brasil, que a ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, "tem uma capacidade de difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena".

"Dizem até que seria um vírus vacinal. Deveriam até... Segundo algumas pessoas estudiosas e sérias —e não vinculadas a farmacêuticas —dizem que a ômicron é bem-vinda e pode sim sinalizar o fim da pandemia", continuou o presidente.

Mas Luana lembra que a ideia de que a variante ômicron é leve simplesmente porque não estamos vendo tantas pessoas morrerem não é real. Segundo ela, a redução das mortes se dá principalmente por conta da cobertura vacinal no país. "Em locais de não vacinados, [a ômicron] causa um estrago muito grande."

O diretor executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, rebateu na tarde de hoje a fala do presidente Bolsonaro, e afirmou, durante coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, que "nenhum vírus que mata é bem-vindo".