Topo

Esse conteúdo é antigo

Queiroga: Saúde aguarda inteiro teor de liberação da CoronaVac a crianças

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva em Brasília - Mateus Bonomi/Reuters
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva em Brasília Imagem: Mateus Bonomi/Reuters

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo

20/01/2022 14h44Atualizada em 20/01/2022 16h23

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou hoje que a pasta aguarda a publicação do "inteiro da decisão" da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que liberou a CoronaVac para crianças de 6 a 17 anos.

O chefe da pasta quer esperar o comunicado ser publicado oficialmente no Diário Oficial da União antes de incluir o imunizante no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da vacinação), mas garantiu que "todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas". A aplicação da vacina do Instituto Butantan para essa faixa etária foi autorizada hoje pela agência reguladora.

"Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO. Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU", escreveu Queiroga em publicação feita no Twitter.

A liberação por parte da Anvisa foi aprovada de forma unânime pelos cinco diretores do órgão. Inicialmente, o Butantan pediu autorização para vacinar crianças a partir de 3 anos, mas a agência alegou falta de estudos suficientes que comprovem a eficácia para essa faixa de idade, e decidiu validar a aplicação da vacina da CoronaVac apenas em crianças com idade a partir de 6 anos.

Na prática, a faixa etária que pode ser vacinada no Brasil não muda, mas, com a aprovação da CoronaVac para crianças, haverá oferta maior de vacinas. O Instituto Butantan já tem armazenado 10 milhões de doses prontas.

Até hoje, apenas a vacina da Pfizer estava liberada para crianças a partir de 5 anos, mas as doses vêm desembarcando no Brasil em remessas vindas do exterior em quantidade ainda insuficiente para imunizar todas as faixas de idade infantil.

Saúde levou quase um mês para incluir vacina da Pfizer

A vacina da Pfizer teve autorização da Anvisa para aplicação em crianças e adolescentes em 16 de dezembro do ano passado. O Ministério da Saúde, no entanto, só incluiu o imunizante no PNO no dia 5 de janeiro após fazer uma consulta pública virtual e uma audiência pública.

As primeiras doses da vacina da Pfizer começaram a chegar na semana passada ao Brasil e a imunização começou oficialmente na última segunda-feira (17).