Projeto social e preparação na Venezuela são armas de brasileira para conquistar o Miss Mundo 2012

Thiago Varella

Do UOL, em São Paulo

  • Jorge Scherer/Divulgação

    A modelo Mariana Notarângelo, do Rio de Janeiro (centro), é coroada Miss Mundo Brasil 2012 durante cerimônia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. À sua direita a Miss Mundo Tocantins (2º lugar) e à esquerda a Miss Mundo Pernambuco (3º lugar)

    A modelo Mariana Notarângelo, do Rio de Janeiro (centro), é coroada Miss Mundo Brasil 2012 durante cerimônia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. À sua direita a Miss Mundo Tocantins (2º lugar) e à esquerda a Miss Mundo Pernambuco (3º lugar)

Apenas 12 horas depois de ter conquistado a coroa de Miss Mundo Brasil 2012, em Porto Alegre (RS), a bela Mariana Notarangelo, 22, já pensa no maior momento de sua carreira: o Miss Mundo, que vai ocorrer em Ordos, na China, em 18 de agosto.

Para estar 100% preparada para o concurso, e quem sabe trazer a coroa pela segunda vez ao Brasil, Mariana vai passar um mês na Venezuela, a meca das misses.

"Vou fazer uma preparação com Alexander Gonzalez durante um mês. Vou ter aulas de técnicas de maquiagem, de como andar na passarela, como dar uma entrevista, faço preparo de oratória, de como se portar, entre outras coisas. É um workshop fantástico", contou.

Outra arma da brasileira ainda é secreta. O Miss Mundo é um concurso que tem como lema "beleza com propósito". A candidata que participar de um projeto social que tiver mais relevância é automaticamente classificada para a final.

Por isso, Mariana, que estuda medicina, já prepara um projeto que liga saúde e trabalho social. "Será algo bem bacana, mas ainda é surpresa", disse.

Mariana, que representou o Rio de Janeiro no Miss Mundo Brasil, ainda analisa como irá conciliar a faculdade com a coroa. "Quero terminar bem esse semestre. Não estou na faculdade de medicina para fazê-la de qualquer maneira. Ainda preciso organizar minha vida acadêmica para o próximo semestre por causa do título", disse.

Se depender da beleza e das coincidências, Mariana tem mesmo que ficar muito empolgada para o Miss Mundo. A única brasileira a vencer o concurso, Lucia Petterle, em 1971, também é do Rio de Janeiro e trabalha como médica. 

"Estava pensando nessas coincidências pouco depois de ganhar o título. Sem dúvidas de que a Lucia é uma grande inspiração para mim", falou.

Concursos de miss

Apesar da conquista da coroa e de toda a emoção de representar o Brasil no Miss Mundo, Mariana lamenta que os concursos de beleza tenham perdido um pouco do encanto no Brasil. Para a bela, os estrangeiros se interessam muito mais por concursos de miss do que os brasileiros.

"Já participei de concursos na Colômbia e na Coreia do Sul, e lá esses concursos têm um valor muito grande. Na rua, todos sabiam nossos nomes, dávamos entrevistas toda hora. Eles dão um valor a mais no exterior", contou.

Mariana foi vitoriosa nesses dois concursos, tanto o Rainha Internacional do Café, na Colômbia, quanto o Miss Global Beauty, na Coreia do Sul, mas afirma que nada se comparou a emoção de vencer o Miss Mundo Brasil. "É o título máximo aqui no Brasil. É extremamente especial e traz a responsabilidade de representar o país no Miss Mundo", afirmou.

Desfile de biquíni de Mariana

Sem falsa modéstia, Mariana disse ter se preparado muito e que estava confiante para vencer. 

"Me senti confiante. Quando botei meu vestido de gala, me senti maravilhosa. Pensei: agora é a hora", contou a brasileira que havia sido semifinalista do Miss Mundo Brasil em 2009. Na ocasião, ela venceu as provas "Beach Beauty" e "Miss Criatividade".

Encontro com Dilma

Em mais de uma oportunidade, Mariana já disse que admira muito a presidente Dilma Rousseff. No entanto, ainda aguarda a oportunidade de conhecê-la.

"Eu a admiro muito. Ela é muito respeitada internacionalmente. Tenho muito orgulho da presidente. Nenhuma brasileira jamais chegou ao patamar dela", elogiou.

A miss afirmou ter uma preocupação muito grande com a política do país e que tenta participar no que pode pela conscientização da população. No entanto, ela não deseja se envolver eleitoralmente. "Quero ser miss e, depois, seguir com a medicina", garantiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos