ONU lança iniciativa 'energia sustentável para todos'


ABU DHABI, 16 Jan 2012 (AFP) -O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou nesta segunda-feira uma iniciativa que designa 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, com o objetivo de alcançar suas metas até 2030.

Durante a Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, Ban convocou governos, setor privado e sociedade civil para apoiar ativamente a ideia.

"Este é o momento propício para esta iniciativa", afirmou.

O plano tem três metas: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética, dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.

O secretário-geral da ONU disse ter designado um "grupo de alto nível de [representantes] de negócios, finanças, governo e sociedade civil para liderar as ações da iniciativa".

"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse Ban aos participantes da conferência.

"Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos animais para cozimento e aquecimento", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos