Índice de participação em eleição no Iêmen supera 60%


SANAA, 22 Fev 2012 (AFP) -O índice de participação na eleição presidencial no Iêmen superou 60%, apesar dos pedidos de boicote, segundo o balanço parcial da comissão eleitoral.

Mais de 12 milhões de eleitores estavam registrados para votar na terça-feira, em uma eleição simbólica para eleger o vice-presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, segundo um acordo para tirar do poder o questionado presidente Ali Abdullah Saleh.

No sul do país, o índice chegou a 50% em Aden. No restante da mesma região ficou entre 30% e 40%, apesar do pedido de boicote do movimento insurgente na área.

Dez pessoas morreram na terça-feira, em particular em Aden, a grande cidade do sul, durante ataques que provocaram o fechamento de vários locais de votação.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou o processo eleitoral no Iêmen, destinado a acabar com 33 anos de regime de Abdullah Saleh, e prometeu o apoio de Washington.

"Este é outro passo adiante importante no processo de transição democrática e continua o importante trabalho de reforma política e constitucional", declarou Hillary Clinton.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos