Veredicto sobre Hosni Mubarak sai no dia 2 de junho


CAIRO, Egito, 22 Fev 2012 (AFP) -A sentença contra o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak será pronunciada no dia 2 de junho próximo, declarou nesta quarta-feira o presidente do Tribunal Penal egípcio, Ahmad Refaat.

Mubarak, de 83 anos, é acusado de ter ordenado a morte de manifestantes durante a revolta contra o seu regime, no ano passado, e de corrupção. A promotoria pediu a pena capital contra ele.

As penas contra os demais acusados também serão anunciadas nessa data. Além de Mubarak, são processados seu ex-ministro do Interior Habib el Adly, e seis ex-altos funcionários dos serviços de segurança.

Todos poderão ser condenados à pena de morte pela repressão das manifestações contra o regime.

Também são processados os dois filhos de Hosni Mubarak, Alaa e Gamal, que poderão ser condenados a penas de prisão por corrupção.

O ex-chefe de Estado, cujo processo judicial começou em 3 de agosto, foi o primeiro líder derrocado pelas revoluções árabes a comparecer diante da Justiça.

A última audiência do julgamento caracterizou-se por uma fala de Adly, que atribuiu a morte de manifestantes durante o levante popular a "estrangeiros" e a uma "conspiração" para desestabilizar o Egito.

O ex-ministro, uma das figuras mais criticadas do antigo regime, defendeu a ação da polícia nos acontecimentos, o que desatou aplausos de alguns policiais que estavam no fundo da sala.

Cerca de 850 pessoas morreram durante o levante contra o regime em janeiro e fevereiro de 2011, segundo dados oficiais.

Dezenas de manifestantes, partidários e adversários do ex-presidente estavam presentes do lado de fora do tribunal, instalado no lugar de uma escola de polícia na periferia do Cairo.

Hosni Mubarak, que chegou ao poder em 1981, renunciou em 11 de fevereiro de 2011 depois de 18 dias de revolta sem precedentes contra seu regime. Desde então, a direção do país está nas mãos do Conselho Supremo das Forças Armadas e seu líder, o marechal Hussein Tantawi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos