Três morrem e 47 ficam feridos durante protestos em complexo da ONU no Afeganistão


Em Cabul (Afeganistão)

Três pessoas morreram e 47 ficaram feridas neste sábado (25) quando milhares de manifestantes cercaram e tentaram invadir um complexo da ONU em Kunduz (norte do Afeganistão) para protestar contra a queima de exemplares do livro sagrado do Alcorão numa base militar americana, informaram fontes policiais.

"Há confrontos entre os manifestantes e a polícia. Os manifestantes tentam invadir o complexo, mas a polícia os impediu", declarou à AFP Sarwar Husaini, porta-voz da polícia em Kunduz.

Os confrontos prosseguiam entre manifestantes e as forças de segurança em Kunduz, onde as forças especiais da polícia protegem o complexo da ONU cercado pelos manifestantes, que incendiaram lojas, veículos e bens públicos em toda a cidade. 
 

"O balanço que temos dos hospitais é de três mortos e 47 feridos", declarou Sahad Mojtar, que dirige o departamento de saúde pública de Kunduz.

Afegãos atacam bases estrangeiras após queima do Alcorão

Denise Jeanmonod, porta-voz da missão da ONU no Afeganistão, a UNAMA, confirmou o incidente e explicou que a missão está avaliando a situação, sem dar maiores detalhes para "preservar a segurança de seus funcionários presentes no local".

Vinte e sete pessoas morreram nos quatro primeiros dias de manifestações no Afeganistão e mais de cem ficaram feridas nos protestos antiamericanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos