Romney lidera as primárias republicanas em Porto Rico


SAN JUAN, Porto Rico, 18 Mar 2012 (AFP) -Mitt Romney saiu na frente nas primárias republicanas deste domingo no território americano de Porto Rico que, no entanto, não têm um significado especial na corrida pela designação partidária às eleições presidenciais de novembro.

Depois do contados mais de 3% dos votos emitidos, Romney conseguiu 85% dos votos, contra 8% de Rick Santorum, 1,45% de Newt Gingrich e 0,7% de Ron Paul, segundo a Comissão Eleitoral do estado.

Nas primárias porto-riquenhas estão em jogo 20 delegados, além de três "superdelegados", mas os residentes da ilha, embora sejam cidadãos dos Estados Unidos, por uma lei de 1917, não têm direito a votar nas presidenciais de 6 de novembro deste ano e nas quais Barack Obama busca a reeleição.

No entanto, os eleitores porto-riquenhos foram fortemente cortejados pelos quatro postulantes, em parte porque a votação dos hispânicos nos Estados Unidos é vista como decisiva.

Romney, que chegou a Porto Rico bem cedo, no sábado, declarou à imprensa que estava "cautelosamente otimista" em relação à margem de vitória na ilha, de 3,8 milhões de habitantes.

Um aspirante a candidato - no caso pelo Partido Republicano - precisa de 1.144 delegados para ser designado.

Até agora, o moderado Romney conseguiu 496 delegados, seguido pelo conservador Santorum, com 236, Gingrich com 141 e Paul com 66.

A campanha de Porto Rico, prosseguirá em Illinois na terça e em Louisiana, no sábado.

Romney contou com o apoio do governador Luis Fortuño, que defende a anexação da ilha como o 51º estado do país, além de ser promotor de um referendo não obrigatório que será realizado no mesmo dia das eleições presidenciais.

Porto Rico tem o inglês e o espanhol como línguas oficiais e convive com uma taxa de desemprego de 15% e cinco anos de recessão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos