Coreia do Norte testa mísseis balísticos

Em Silao (México)

SEUL, 25 Mar 2014 (AFP) - A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira dois mísseis balísticos de curto alcance a partir de sua costa, informou a agência de imprensa sul-coreana Yonhap, em mais um teste de armas para protestar contra manobras conjuntas das forças de Estados Unidos e Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte lançou um míssil balístico às 02H35 local e outro às 02H45 a partir da região de Sukchon, ao norte de Pyongyang, em direção ao mar", revelou o chefe do Estado-Maior da Coreia do Sul, citado pela Yonhap.

Os mísseis percorreram 650 km sobre o mar, precisou um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa à AFP.

Ao que parece, os mísseis são variantes do modelo Nodong, considerados de médio alcance, entre 1.000 e 1.500 quilômetros.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas proibiu a Coreia do Norte de realizar qualquer tipo de lançamento de mísseis balísticos.

No sábado passado, os norte-coreanos dispararam mais de 30 mísseis de curto alcance no Mar do Japão, a partir de sua costa oriental. Os tiros ocorreram a partir 04H00 local.

Segundo a Yonhap, os vetores do sábado alcançaram uma distância de 60 quilômetros.

As autoridades sul-coreanas exortaram na segunda-feira a Coreia do Norte a suspender seus testes com mísseis, que qualifica de "provocação".

Em 16 de março passado, os norte-coreanos já haviam testado 25 mísseis sobre o mar.

Os testes da Coreia do Norte estão claramente destinados a enviar uma mensagem de protesto contra os exercícios militares conjuntos realizados por Coreia do Sul e Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos