Romney vence primária republicana em Maryland, Washington e Wisconsin

Em Washington

  • Justin Sullivan/Getty Images

    Mitt Romney cumprimenta eleitores na cidade Milwaukee

    Mitt Romney cumprimenta eleitores na cidade Milwaukee

Mitt Romney ganhou as eleições primárias republicanas de Maryland, Washington DC e Wisconsin, segundo as redes de televisão dos Estados Unidos, o que consolida sua posição de favorito à indicação para disputar a presidência em novembro próximo, contra o democrata Barack Obama.

"Obrigado a vocês do Wisconsin, Maryland e Washington DC. Vencemos em todos! Esta realmente foi uma grande noite", disse Romney para partidários em Milwaukee, Wisconsin.

Segundo resultados provisórios, Romney obtinha em Maryland 47% dos votos, contra 30% para Rick Santorum. O ex-presidente da Câmara Newt Gingrich e Ron Paul apareciam muito distantes.

Em Wisconsin, a vitória de Romney era mais justa, com 43% dos votos, contra 38% para Santorum. Em Washington, onde Santorum não concorre, Romney levava 68% dos votos.


Com as vitórias desta terça-feira, Romney soma mais da metade dos 1.144 delegados necessários para obter a nomeação na convenção republicana de agosto, na cidade de Tampa, Flórida.

O 'establishment' republicano começa a fechar fileiras em torno da candidatura do ex-governador de Massachusetts. O senador Mitch McConnell disse que certamente Romney será o candidato que vai enfrentar Barack Obama nas eleições de novembro.

Enquanto todos os sinais indicam que Romney terminará sendo o candidato republicano, fica menos claro o que acontecerá depois da eventual indicação.

Uma pesquisa USA Today/Gallup entre os eleitores registrados divulgada na segunda-feira revela que Obama supera por nove pontos Mitt Romney em 12 estados considerados fundamentais para a eleição de novembro nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, o avanço do presidente foi provocado pelo grande apoio feminino.

Entre os eleitores registrados, Obama supera Romney por 51% a 42%, segundo a pesquisa. Um mês antes, a diferença era de apenas dois pontos.

A grande mudança aconteceu entre as mulheres com menos de 50 anos: em fevereiro, Obama tinha o apoio de metade deste grupo, mas agora conta com mais de 60%, enquanto o apoio a Romney caiu 14 pontos, a 30%.

Romney tem o apoio dos homens com mais de 50 anos, faixa na qual supera Obama com 56% contra 38%.

A pesquisa, que tem margem de erro de 4% para mais ou para menos, foi realizada nos estados do Colorado, Flórida, Iowa, Michigan, Nevada, New Hampshire, Novo México, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Virginia e Wisconsin.

Isso implica uma mudança dramática na sorte de Obama, que há apenas um mês estava dois pontos atrás de Romney nesses estados sem maiorias claras.

Os números também revelam menor entusiasmo entre os eleitores republicanos.

Romney enfrenta um obstinado ceticismo por parte dos eleitores conservadores, que temem que o ex-governador do liberal estado de Massachusetts vire para a esquerda uma vez que obtenha a indicação, para seduzir os eleitores independentes.

Essa ideia é usada por Santorum, um católico ligado à Opus Dei e um forte crítico do aborto e dos direitos dos homossexuais, e que semeia a angústia entre os conservadores, insistindo que precisam de um candidato "cuja política esteja escrita em seu coração".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos