Presidente Obama chega a Cartagena para Cúpula das Américas

Cartagena, Colômbia, 13 Abr 2012 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira ao porto colombiano de Cartagena para participar neste fim de semana da VI Cúpula das Américas, comprovaram fotógrafos da AFP.

Obama, que chegou às 16h40 locais (18h40 de Brasília), foi recebido com honras militares no aeroporto Rafael Núñez desta cidade, onde os líderes americanos se reunirão com chefes de Estado e de governo de outros 33 países americanos membros da Organização de Estados Americanos (OEA).

Antes de chegar à cidade colonial, Obama fez escala em Tampa (Flórida, sudeste) - um dos estados mais politicamente disputados da corrida presidencial -, onde deixou claro seu ponto de vista sobre as drogas.

"Os Estados Unidos não legalizarão nem descriminalização as drogas porque isso teria graves consequências na saúde e na segurança pública", afirmou durante encontro com jornalistas latino-americanos.

Oficialmente, a cúpula de Cartagena é dedicada à integração e à prosperidade econômica da região americana, mas a previsão é que os presidentes tratem de forma informal a descriminalização das drogas.

O presidente americano considerou que o debate é "legítimo".

Obama - que este ano lutará para ser reeleito e tentará captar o voto da comunidade latina nos Estados Unidos, composta por cerca de 50 milhões de pessoas - tentará promover as políticas comerciais com a América Latina, colocando ênfase em seu papel de "sócio preferencial".

"Enquanto estiver na Colômbia falando com outros líderes (...) estarei pensando em vocês", afirmou o presidente americano em Tampa, porto-chave para as exportações para a América Latina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos