Combates entre soldados e rebeldes xiitas deixam 25 mortos no Iêmen

SANAA, Iêmen, 20 Mai 2014 (AFP) - Onze soldados e 14 rebeldes xiitas morreram nesta terça-feira em confrontos na região norte do Iêmen.

De acordo com fontes médicas, dezenas de pessoas ficaram feridas nos combates, que começaram depois que os rebeldes atacaram uma posição do exército na periferia oeste da cidade de Amran, ao norte da capital Sanaa.

A tensão permanece na localidade de Amran, onde os rebeldes xiitas, os chamados huthis, demonstraram sua força recentemente e exigiram a demissão de autoridades acusadas de corrupção.

Os rebeldes, implantados no norte do país, onde controlam a província de Saada, são suspeitos de tentar avançar para ampliar sua área de influência no futuro Estado federal iemenita, que terá seis províncias.

Em fevereiro, após confrontos que deixaram 150 mortos, os insurgentes assumiram o controle de algumas localidades da província de Amran, expulsando o clã dos Al-Ahmar, os poderosos líderes da confederação tribal dos Hashed.

Fontes militares afirmaram na ocasião que o objetivo dos rebeldes era tomar o controle da cidade de Amran e cercar a capital Sanaa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos