Obama diz que Romney deve responder sobre Bain Capital

HAMPTON, EUA, 13 Jul 2012 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que seu adversário republicano, Mitt Romney, deve responder às perguntas sobre até quando dirigiu o fundo de investimentos Bain Capital, em sua primeira declaração direta sobre o tema.

Romney "vai ter que responder a estas perguntas porque se quer ser presidente, uma das coisas que deve aprender é a responder por suas ações", disse Obama à rede de televisão WJLA.

Segundo o jornal "Boston Globe", Romney, que dirigiu por 15 anos o Bain Capital, teria mentido sobre a data em que abandonou o mesmo.

O candidato republicano reagiu nesta sexta às acusações afirmando que "foi o dono do Bain Capital, mas não teve nenhum papel no gerenciamento do fundo depois de 1999". "Deixei o Bain Capital em fevereiro de 1999".

Ao canal CBS News, Romney sugeriu que Obama deveria "pedir desculpas pelo que tem feito". Ao ABC News, pediu que o presidente "tome as rédeas" de sua equipe de campanha. "Ele deve se desculpar pelos ataques que estão partindo de sua equipe."

Em entrevista à CNN, Romney afirmou que as acusações são "falsas, simuladas", e pediu que o presidente assuma a responsabilidade e interrompa os ataques "repulsivos, aviltantes" de sua equipe.

"Ele está fazendo tudo o que está ao seu alcance para tentar desviar a atenção do fato de que suas políticas desapontaram o povo americano", criticou Romney. "O que o presidente está fazendo é terrivelmente destrutivo para o processo político, e aquém do que o povo americano esperava de alguém que disse que ficaria acima da política partidária, traria uma nova era de mudanças para Washington."

A polêmica envolve a responsabilidade de Romney nos cortes de empregos ligados a compras de empresas pelo Bain Capital entre 1999 e 2002.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos