Acordo nuclear com Irã tem prazo ampliado

WASHINGTON, 19 Jul 2014 (AFP) - O Irã e as grandes potências estenderam até 24 de novembro o prazo para se fechar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã, informou nesta sexta-feira o departamento americano de Estado, após Washington anunciar a liberação de 2,8 bilhões de dólares de depósitos iranianos congelados.

Segundo o acordo fechado na noite desta sexta-feira, em Viena, os Estados Unidos liberarão o dinheiro em troca da conversão do urânio altamente enriquecido iraniano em combustível, revelou o secretário americano de Estado, John Kerry.

O chefe da diplomacia americana destacou que desde o início do acordo provisório de seis meses, em novembro passado, o Irã cumpriu sua parte do trato "de neutralizar suas reservas de urânio enriquecido a 20%; de limitar suas reservas de urânio enriquecido a 5%, e de não instalar mais centrífugas".

"Está claro que fizemos progressos tangíveis em nossas amplas negociações, mas ainda há verdadeiras deficiências em algumas áreas", destacou Kerry.

"Hoje contamos com um rascunho que envolve os temas principais, mas ainda há toda uma série de parenteses e espaços em branco no texto".

Foram feitos esforços para se afastar a possibilidade de criação de uma bomba de plutônio na unidade iraniana de Arak e adotadas medidas para garantir que as instalações de Fordow não serão utilizadas para o mesmo fim.

Os Estados Unidos também procuraram garantir as inspeções e que os estoques de urânio enriquecido não possam se converter em material para bombas.

Kerry destacou que as lacunas no texto se devem à questão ainda não decidida sobre a manutenção da capacidade do Irã de enriquecer urânio.

"Este assunto é um componente absolutamente crítico de qualquer acordo potencial. Ainda temos muito trabalho a fazer nesta área (...), mas dar as costas aos nossos esforços diplomáticos após se obter importantes progressos seria negar a nós mesmos a capacidade de atingir nossos objetivos de maneira pacífica", disse Kerry.

Como resultado, as negociações terão mais quatro meses, até 24 de novembro.

Washington e Irã estabeleceram as bases para estender as negociações durante esta semana, após Kerry manter dois dias de intensas negociações com o chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos