Obama e Romney interrompem campanha depois de massacre no Colorado

WASHINGTON, 20 Jul 2012 (AFP) -O presidente Barack Obama e seu adversário republicano Mitt Romney suspenderam nesta sexta-feira suas respectivas campanhas eleitorais em respeito às vítimas do massacre em um cinema do Colorado, que deixou 12 mortos.

Obama, que estava na Flórida, suspendeu um evento eleitoral em Fort Myers, mas aproveitou para falar do massacre, afirmando que foi "uma violência sem sentido". Em seguida, voltou para Washington.

Obama afirmou ainda que esta tragédia faz lembrar "o que nos une como americanos", apelando para "um dia de oração e reflexão".

"Nesta manhã, quando acordamos, recebemos a notícia de uma tragédia que nos lembra tudo o que nos une como americanos", disse Obama, em declarações que substituíram um discurso de campanha previsto originalmente.

"Se há uma lição que podemos tirar desta tragédia, é que ela nos lembra o quanto a vida é frágil", observou o presidente.

"Tenho certeza que muitos de vocês são pais e que tiveram a mesma reação que a minha quando ouvi a notícia. Meus filhos vão ao cinema. E se Malia e Sasha estivessem nesta sala?", acrescentou.

"Michelle (sua esposa) e eu teremos a oportunidade de apertar nossas meninas um pouco mais forte em nossos braços hoje à noite, e eu tenho certeza que vocês vão fazer o mesmo com seus filhos. Mas para os pais que não terão esta sorte, nós devemos (...) dizer-lhes que estaremos aqui por eles", prosseguiu.

Antes de concluir seu discurso de sete minutos e fazer um minuto de silêncio em memória das vítimas, Obama disse que esta sexta-feira deveria ser um "dia de oração e reflexão", e não de política.

Os atos públicos da primeira-dama Michelle Obama e do vice-presidente Joe Biden, planejadas como parte da campanha presidencial democrata, respectivamente na Virgínia (leste) e em Houston (Texas, sul), também foram canceladas, de acordo com sua equipe da campanha.

A equipe Obama informou que vai retirar a propaganda eleitoral em Colorado, enquanto que a equipe de Romney anunciou uma medida similar.

Romney também alterou o programa de sua campanha que o levou a Bow (New Hampshire, nordeste), onde fez três minutos de silêncio e pediu aos americanos que rezem pelas vítimas e suas famílias.

"Nossos corações estão cortados pela tristeza desta tragédia", declarou. "Ann (sua esposa) e eu nos unimos ao presidente e à primeira-dama e a todos os americanos oferecendo nossas condolências mais sinceras a todos cujas vidas foram destruídas por alguns segundos infernais no Colorado".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos