Polícia dos EUA acha explosivos no apartamento de atirador do Colorado

A polícia revistou o apartamento do homem que matou 12 pessoas em um cinema em Denver, nos Estados Unidos, e localizou equipamentos sofisticados.

Citando o chefe de polícia da cidade de Aurora, Colorado, os meios de comunicação informaram que no apartamento foram encontrados itens "inflamáveis ou explosivos".

Imagens da TV mostraram agentes da polícia em um guindaste tentando entrar por uma janela do apartamento do suspeito, no terceiro andar.

Segundo o jornal "Denver Post", os moradores de outros prédios vizinhos e do complexo de apartamento em que vive o suspeito, reservado a estudantes, professores e pessoal da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, foram retirados.

O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos, natural do Estado do Tennessee. A Escola de Medicina da Universidade do Colorado informou que Holmes foi aluno da instituição até mês passado.

O tiroteio

No tiroteio, 12 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas quando assistiam à estreia do filme “Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge” em uma sessão especial que havia começado à meia-noite, em Aurora, no subúrbio de Denver.

Crime parecido chocou SP

  • Rubens Cavallari/Folha Imagem - 22.11.1999

    O estudante de medicina Mateus da Costa Meira, em foto de novembro de 1999, atirou contra público de cinema no shopping Morumbi

Segundo o FBI, o jovem apontado como o autor dos tiros nasceu em 13 de dezembro de 1987. O chefe da Polícia local, Dan Oates, afirmou que Holmes não resistiu à prisão e que ele mesmo contara que tinha explosivos em sua casa, revistada por agentes das forças de segurança.

Hoje de manhã, o porta-voz do FBI, Jason Pack, disse à rede de TV CNN que o caso não parece estar relacionado a um ato de terrorismo. Já o chefe de polícia disse não haver evidências de um segundo atirador.

Segundo testemunhas relataram à BBC, o atirador estava mascarado e lançou uma bomba com um gás não identificado antes de abrir fogo contra a multidão. Uma delas, que estava dentro da sala atacada, chamada Pam, disse que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita que ficava perto da primeira fila.

À CNN, outra testemunha declarou que o homem "subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente".

Atirador estava fortemente armado, diz polícia

O porta-voz do departamento de polícia de Aurora, Frank Fania, disse que o jovem portava uma espingarda, uma escopeta, uma pistola e um colete à prova de balas. Os motivos da ação ainda são desconhecidos.

Onde foi o tiroteio

"As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por detrás da tela ou por uma das portas, e começou a disparar", acrescentou Fania.

Em entrevista à CNN, Fania declarou que o rapaz não resistiu à voz de prisão.

 Centenas de pessoas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir o filme.

"Nunca poderemos compreender", diz Obama

O presidente Barack Obama pediu aos norte-americanos que o tiroteio seja “um lembrete” de que “estamos unidos como uma só família americana”. “Nós nunca poderemos compreender o que leva alguém a aterrorizar os demais seres humanos assim", classificou.

Mais cedo, em um comunicado, o presidente --que está em campanha pela reeleição --afirmara que ele e a primeira-dama, Michelle, estavam “chocados e entristecidos com o trágico e horroroso tiroteio em Colorado".

Local é próximo de palco de outro massacre

O cinema em Aurora fica a 32 quilômetros da escola Columbine, onde dois estudantes mataram a tiros 13 colegas em 1999. Adolescentes, Dylan Klebold e Eric Harris se armaram com armas e bombas e abriram fogo dentro da escola. Além dos 13 mortos, eles feriram outras 23 pessoas antes de se matar.

O incidente de hoje em Denver foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas no campus da faculdade de Virginia Tech antes de se matar.  (Com agências internacionais)

Vídeo mostra pessoas saindo de cinema onde atirador matou 12

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos