Naufrágio em Java deixa dezenas de desaparecidos

SYDNEY, New South Wales, 24 Jul 2013 (AFP) - Um barco com emigrantes que se dirigia à Austrália naufragou na costa de Java, na Indonésia, provocando dezenas de mortos ou desaparecidos, informou nesta terça-feira a imprensa australiana.

O barco transportava mais de 170 pessoas, a maioria do Sri Lanka e do Irã, e se partiu antes de afundar em águas profundas na noite de terça-feira.

O jornal The Sydney Daily Telegraph, presente em Java, informou que há mais de 60 mortos ou desaparecidos.

"Sou o único sobrevivente", disse ao jornal um homem chamado Soheil, que estava com um grupo de 61 iranianos oriundo do povoado pesqueiro de Cidaun.

Um oficial indonésio revelou que cerca de 100 náufragos foram socorridos após o barco afundar na altura da ilha de Java, e confirmou a morte de apenas uma criança.

"Não sabemos exatamente quantas pessoas iam a bordo. Estamos nos concentrando na procura dos náufragos", explicou à AFP o oficial indonésio, envolvido nas operações de resgate.

De acordo com a testemunha, o motor fumegou e o barco começou a fazer água logo após zarpar.

As autoridades marítimas australianas confirmaram a AFP que uma operação de resgate está em andamento, sob a coordenação das autoridades indonésias.

"Fomos informados de um acidente ao sul de Java. As autoridades indonésias estão encarregadas disto...", disse um porta-voz australiano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos