Romney tropeça no cenário internacional, segundo equipe de campanha de Obama

WASHINGTON, 30 Jul 2012 (AFP) -A equipe de campanha do presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que Mitt Romney tropeça no cenário internacional e pôs em dúvida que o candidato republicano às eleições presidenciais americanas tenha atingido o "nível" necessário para tentar chegar à Casa Branca.

Romney realizou nesta segunda-feira, na Polônia, a última etapa de uma viagem que o levou ao Reino Unido e a Israel, dois países nos quais suas declarações suscitaram muitas críticas.

"Quando Mitt Romney iniciou sua viagem (...) começou a tropeçar. Tropeçou de país em país", disse Jennifer Psaki, porta-voz do comitê da campanha democrata.

"A pergunta-chave que (Romney) deve responder é se está preparado" para ser presidente dos Estados Unidos, afirmou Psaki a bordo do Air Force One, durante um voo que levou Obama de Washington a Nova York para participar de um ato para arrecadar fundos.

"Se observamos o que ocorreu (em Londres e em Jerusalém), sabemos que desperta algumas perguntas sobre sua preparação", acrescentou.

Em Londres, o primeiro-ministro David Cameron e a imprensa inglesa criticaram as palavras de Romney sobre a falta de preparo da cidade para sediar os Jogos Olímpicos e o pouco entusiasmo dos cidadãos.

Em Jerusalém, os palestinos chamaram de "racistas" as declarações do republicano, que atribuiu à "cultura" as diferenças econômicas entre eles e os israelenses.

Romney também despertou a ira dos palestinos quando se referiu a Jerusalém como "capital de Israel", já que pretendem tornar o setor leste da cidade a capital de seu futuro Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos