Grã-Bretanha alerta para risco de casamentos forçados

LONDRES, 10 Ago 2013 (AFP) - O governo britânico advertiu neste sábado seus cidadãos, especialmente os jovens, sobre o risco dos casamentos forçados, que aumentam durante o período de férias.

"O aumento dos casamentos forçados durante as férias escolares é espantoso", disse o ministro de prevenção ao crime, Jeremy Browne.

"É vital que os jovens que viajam ao exterior para participar de um casamento tenham consciência de que poderia ser o seu", advertiu Aneeta Prem, diretora de uma associação que luta contra este problema.

Em 2012, a unidade de casamentos forçados do governo britânico registrou 1.485 possíveis casamentos em 60 países diferentes, sobretudo na Ásia.

Em 35% dos casos, as vítimas eram menores de idade e 13% tinham menos de 15 anos. Além disso, 18% das vítimas eram homens.

"Minha mensagem para os jovens que se sentem em risco é que se comuniquem, não devem sofrer em silêncio", disse Browne.

Para prevenir o problema, o governo distribuiu folhetos com o título "Casamento: você escolhe", que recomendam que os jovens falem com a polícia e com os funcionários do aeroporto se acreditarem que estão em perigo.

jk/ros/pc-pa/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos