Putin e Poroshenko decidem manter diálogo de paz na Ucrânia (Kremlin)

MOSCOU, 08 Set 2014 (AFP) - Os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Poroshenko, decidiram nesta segunda-feira manter o diálogo por uma solução para o conflito no leste da Ucrânia, indicou o Kremlin.

Durante uma conversa por telefone, ambos os chefes de Estado abordaram os "passos a serem dados em direção a uma saída pacífica para a situação (atual) no sudeste da Ucrânia".

"O diálogo deve continuar", acrescentou a Presidência russa em um comunicado.

Um porta-voz de Poroshenko disse à AFP que o presidente ucraniano havia conversado com seu colega russo durante uma visita simbólica a Mariupol, cidade portuária no leste da Ucrânia.

"Durante a conversa, as duas partes mantiveram seus esforços para coordenar ações visando a fortalecer um cessar-fogo" entre as tropas ucranianas e os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia, alcançado na sexta-feira em Minsk, de acordo com uma declaração da Presidência ucraniana.

Essa conversa, a última de uma longa série entre os dois líderes, acontece em meio a um frágil cessar-fogo entre as tropas de Kiev e os separatistas. Combates esporádicos têm sido registrados nas últimas horas.

A União Europeia convocou uma reunião urgente dos embaixadores dos 28 Estados-membros para obter apoio unânime à implementação de uma nova rodada de sanções contra a Rússia - acusada de atuar diretamente nos combates na Ucrânia -, mas também para discutir como essas sanções podem ser suspensas caso a trégua seja mantida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos