Ebola ameaça existência da Libéria, segundo ministro da Defesa

NOVA YORK, 09 Set 2014 (AFP) - A epidemia do vírus Ebola ameaça a existência da Libéria, disse nesta terça-feira seu ministro da Defesa, Brownie Samukai, em discurso nas Nações Unidas, no momento em que a ONU define sua estratégia para combater este vírus mortal.

"A Libéria enfrenta uma séria ameaça a sua existência nacional", disse o ministro Samukai ao Conselho de Segurança da ONU.

Libéria, o país mais afetado pelo Ebola, já registrou 1.200 óbitos, mais da metade dos 2.288 mortos pela atual epidemia na África Ocidental.

A doença agora "está se propagando como um incêndio fora de controle, devorando tudo em seu caminho".

A embaixadora americana nas Nações Unidas, Samantha Power, advertiu que é preciso fazer mais para deter a propagação do vírus.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está planejando uma "reunião de alto nível", paralela à Assembleia Geral das Nações Unidas, no final deste mês, com o objetivo de "ressaltar as necessidades e a resposta efetiva" à crise, informou seu porta-voz.

O vírus causa febre alta, dor muscular, fraqueza, vômito e diarreia.

Não há vacina ou tratamento aprovado para o Ebola, mas os especialistas estão testando terapias experimentais, como o medicamento ZMapp.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos