Obama adverte que está preparado para lançar ataques contra o EI na Síria

WASHINGTON, 11 Set 2014 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta quarta-feira em um pronunciamento à nação que seu governo está preparado para lançar ataques contra o Estado Islâmico (EI) na Síria, e que vai ampliar as operações aéreas contra os jihadistas.

"Eu deixei claro que nós vamos caçar os terroristas que ameaçarem o nosso país, onde quer que estejam. Não vacilarei em ordenar ações contra o EI na Síria, assim como no Iraque", disse o presidente em um discurso transmitido pela televisão, anunciando também seu compromisso em aumentar a ajuda militar a grupos opositores sírios.

"Este é o princípio fundamental da minha presidência: se você ameaçar os Estados Unidos, você não vai encontrar refúgio."

Obama pediu ao Congresso "autorização e recursos adicionais para treinar e equipar" a oposição síria, dizendo que eles são "o melhor contrapeso" aos combatentes do EI, que tomaram amplas faixas territoriais no Iraque e na Síria.

"Na luta contra o Isil (na sigla em inglês), nós não podemos confiar em um regime Assad que aterroriza o seu povo; um regime que nunca receberá a legitimidade perdida", disse o presidente, referindo-se ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Obama afirmou que os Estados Unidos vão liderar "uma ampla coalizão" para combater a ameaça do EI, mas insistiu que as tropas americanas não serão enviadas a um território estrangeiro como parte da operação.

col-sst/dm



Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos