EUA lançam primeiro ataque aéreo contra EI na região de Bagdá

Em Dubai

WASHINGTON, 16 Set 2014 (AFP) - Os Estados Unidos realizaram seu primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico (EI) na região de Bagdá, informou nesta segunda-feira o Comando Central (Centcom) americano.

Na primeira operação contra combatentes jihadistas nos arredores da capital iraquiana, aviões americanos atacaram posições a sudoeste de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, a oeste de Mossul, no norte do Iraque, revelou o Centcom.

As posições a sudoeste de Bagdá eram utilizadas por combatentes do Estado Islâmico para "disparar contra soldados iraquianos".

No ataque às montanhas de Sinjar, a aviação americana destruiu veículos utilizados pelo EI.

Desde o dia 8 de agosto, as forças americanas já realizaram 162 incursões aéreas contra os jihadistas do EI, que proclamou um califado envolvendo uma ampla região entre o Iraque e a Síria, defendido por mais de 31 mil combatentes.

Até o momento, as operações aéreas americanas contra os jihadistas se limitaram ao território iraquiano.

O presidente Barack Obama anunciou na quarta-feira passada uma nova estratégia para conter e destruir as forças do EI, que inclui a possibilidade de ataques aéreos na Síria, mas exclui qualquer possibilidade de cooperação com o regime em Damasco.



ddl-gde/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos