Oito toneladas de cocaína procedentes do Equador são apreendidas na Bélgica

BRUXELAS, 12 Out 2012 (AFP) -Oito toneladas de cocaína procedentes do Equador, com um valor de venda de 500 milhões de euros, foram apreendidas na segunda-feira no porto belga da Antuérpia, indicou nesta sexta-feira a procuradoria desta cidade, afirmando que se trata da segunda maior apreensão já realizada na Europa.

A droga estava escondida em um contêiner de bananas e estava destinada ao mercado holandês, disse o relatório.

A polícia descobriu durante uma inspeção cerca de 7.000 pacotes de pouco mais de um quilo cada um, ou seja, mais de oito toneladas de cocaína, e posteriormente retirou a droga do contêiner, deixando apenas as bananas para seguir seu curso.

Graças à informação da alfândega belga, a polícia holandesa seguiu os supostos traficantes que transportaram o contêiner até uma zona industrial nos arredores de Roterdã (Holanda), onde na terça-feira foi preso o motorista do caminhão, de nacionalidade belga, e quatro holandeses que realizavam o descarregamento.

Segundo a justiça da Antuérpia, trata-se da maior apreensão já realizada na Bélgica e a segunda maior na Europa.

O recorde anterior registrado no porto da Antuérpia era de três toneladas. Na Holanda, as autoridades conseguiram apreender em 2000 e em 2005 4 e 4,6 toneladas, respectivamente.

A polícia abriu uma investigação sobre o caso e suspeita que houve a participação de um funcionário da alfândega que trabalha no porto da Antuérpia.

Após a operação, as bananas foram doadas ao zoológico de Roterdã.

Segundo o relatório das Nações Unidas sobre a droga em 2011, a Europa é o segundo mercado mundial para a cocaína. Em 2006, foram apreendidas na Europa 121 toneladas da droga - um recorde -, mas posteriormente este número caiu a 57 toneladas em 2009.

A Espanha é uma das principais portas de entrada desta droga, geralmente produzida na América Latina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos