Partidários e opositores do presidente egípcio se enfrentam no Cairo

CAIRO, 12 Out 2012 (AFP) -Partidários e opositores do presidente do Egito, Mohamed Mursi, se enfrentaram e se envolveram em diversos incidentes esta sexta-feira na praça Tahrir, no Cairo, tendo como pano de fundo uma disputa entre o poder executivo e o judiciário.

Os manifestantes dos dois lados atiraram pedras e coquetéis molotov uns nos outros. Umas cem pessoas ficaram feridas nos confrontos na emblemática praça da capital egípcia, segundo o ministério da Saúde. Estes foram os primeiros fatos violentos desde a eleição de Mursi, em junho.

Atendendo ao chamado da Irmandade Muçulmana, confraria da que é membro o presidente, centenas de pessoas protestaram contra a absolvição, na quarta-feira, de personalidades do regime de Hosni Mubarak acusadas de ter ordenado uma carga com cavalos e camelos na paraça para desalojar os manifestantes no começo de 2011.

Outro protesto foi convocado por militantes laicos para reivindicar a formação de uma nova comissão constituinte mais representativa, em um momento em que a Alta Corte Administrativa deve se pronunciar sobre a legalidade da atual comissão, dominada pelos islamitas.

Os choques começaram quando partidários da Irmandade Muçulmana destruíram o palanque de um grupo que gritava palavras de ordem contra Mursi, segundo um jornalista da AFP.

Segundo testemunhas, manifestantes incendiaram um ônibus que tinha sido usado para levar os partidários da Irmandade à praça.

De acordo com um correspondente da AFP, os confrontos diminuíram de intensidade depois que os partidários do bando islamita se retiraram de Tahrir à noite. Segundo a TV pública se reuniram em frente ao gabinete do procurador-geral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos