Exército libanês ataca islamitas armados em Trípoli

TR¯POLI, Líbano, 25 Out 2014 (AFP) - O exército libanês lançou, neste sábado, um ataque contra posições de islamitas armados no centro de Trípoli (norte), em combates que destruíram parte da parte histórica da cidade, segundo um correspondente da AFP.

Os militares anunciaram a morte de seis soldados, após se assegurarem de ter conseguido expulsar os homens armados do centro da cidade.

Os homens que estavam entrincheirados conseguiram, no entanto, sequestrar um militar libanês antes de abandonar suas posições, informou um encarregado das forças de segurança.

Os enfrentamentos começaram na noite de sexta-feira e deixaram um morto nas fileiras dos homens armados. Além disso, 17 pessoas ficaram feridas, entre elas 9 soldados e 8 civis, informou uma autoridade de segurança. Entre os feridos também está um jornalista de um veículo libanês.

O jornalista da AFP ouviu disparos de artilharia na região, onde os soldados tentavam retirar as famílias que ficaram presas e muitas lojas sofreram danos.

Os combates são frequentes na cidade do norte do Líbano entre combatentes alauitas do bairro de Jabal Mohsen e os sunitas de Bab al Tebaneh.

Mas na sexta-feira, pela primeira vez desde o início da guerra na vizinha Síria em 2011, os enfrentamentos estouraram no centro da cidade.

A guerra na Síria avivou as tensões entre as comunidades muçulmanas no Líbano: os sunitas apoiam os rebeldes que lutam contra o regime e os alauitas, o presidente sírio, Bashar al Assad, da mesma corrente religiosa.

Os islamitas armados também lutam contra o exército libanês, ao qual acusam de pegar como alvo os sunitas e cooperar com combatentes do Hezbollah xiita, que combate na Síria ao lado das forças do regime.

oi-ser-ram/cco/emb/erl/me/gm/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos