Choque entre comerciantes e policiais mata dois em Lima
Em Lima
Duas pessoas morreram e 21 ficaram feridas em confrontos entre agentes da polícia e comerciantes envolvendo a remoção de um grande mercado de Lima, informou o ministro peruano do Interior, Wilfredo Pedraza.
"Morreram duas pessoas, 21 ficaram feridas e 77 foram detidas", disse o ministro à rádio RPP sobre os incidentes envolvendo a remoção do mercado La Parada, o maior do país.
Uma das vítimas morreu baleada e outra por arma branca, disse o ministro, destacando que a polícia de choque não utiliza tal armamento: "os agentes não estão usando armas de fogo ou armas brancas" em torno do mercado.
Pedraza destacou que a região do mercado La Parada é uma zona onde "a delinquência está de modo permanente" e que, provavelmente, as mortes ocorreram por "acerto de contas" entre criminosos.
"Até o momento a polícia deteve 77 pessoas e vamos continuar prendendo quem impedir a ação das forças da lei para restabelecer a ordem".
Na quinta-feira, os confrontos em torno do La Parada já haviam deixado dois mortos e mais de 100 feridos.
Os comerciantes instalados no La Parada rejeitam o plano de reordenamento do mercado, que prevê sua remoção para um novo complexo, construído pela prefeitura de Lima sob estritas normas de saúde e segurança.