Ban Ki-moon chega ao Cairo para discutir trégua em Gaza (AFP)

CAIRO, 19 Nov 2012 (AFP) -O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira ao Cairo com o objetivo de manifestar o seu apoio aos esforços realizados pelo Egito em favor de um cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas em Gaza, de acordo com um correspondente da AFP presente no aeroporto.

Ban, que foi ao Cairo como parte de uma viagem regional, deve se reunir nesta segunda à noite com o chefe da diplomacia egípcia, Mohammed Kamel Amr, e na terça com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi.

Em seguida, ele irá a Jerusalém na terça-feira ou na quarta, de acordo com diplomatas da ONU.

Seu porta-voz indicou que ele se reunirá nesta semana, sem indicar o dia, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmud Abbas, para discutir um cessar-fogo.

"O secretário-geral deseja contribuir com os esforços consideráveis" realizados pelo estabelecimento de uma trégua, declarou por telefone o porta-voz, Martin Nesirky, pouco depois da chegada de Ban Ki-moon ao Egito.

Abbas já havia indicado que o chefe da ONU viajaria para os territórios palestinos.

Ban já teve um encontro com Netanyahu no qual pediu moderação, condenando os disparos de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza.

Ele se preocupa "em primeiro lugar com as vítimas civis nos dois campos", havia indicado Nesirky na sexta-feira Nesirky.

Mais de 100 palestinos morreram em seis dias de operação israelense contra a Faixa de Gaza, segundo os serviços de emergência palestinos, enquanto três israelenses foram mortos atingidos por um foguete disparado a partir do enclave palestino.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos