Dois ataques suicidas contra operadoras de telefonia na Nigéria

KANO, Nigéria, 22 dez 2012 (AFP) - Dois ataques suicidas atingiram neste sábado em Kano (norte da Nigéria) as sedes de duas das principais operadoras de telefonia móvel do país, causando um incêndio em um edifício, indicaram fontes concordantes.

O primeiro ataque danificou um prédio que abriga os escritórios da Airtel, que pegou fogo, informou um policial que não quis se identificar.

"Houve uma explosão na sede da Airtel. Baseado no que sabemos, foi um ataque suicida. O terrorista projetou seu carro contra o portão e se explodiu. O imóvel está em chamas", acrescentou o policial.

Ele não mencionou vítimas neste ataque, que ocorreu às 08h30 (05h30 no horário de Brasília).

Um porta-voz militar em Kano, o tenente Iweha Ikedichi, confirmou que o homem-bomba morreu no ataque.

Um funcionário da Airtel, Bayo Osho, disse ter ficado ferido na perna.

"Um carro invadiu o local e forçou a entrada nas instalações. O carro atingiu a minha perna e me jogou em um canto antes de explodir", relatou à AFP no hospital para onde foi levado.

As forças de segurança isolaram o local, enquanto os bombeiros tentavam apagar o fogo causado pela explosão.

Não se sabe a extensão dos danos causados pelo ataque.

Nenhum responsável da Airtel pôde ser contatado até o momento.

Um segundo ataque suicida teve como alvo os escritórios da empresa MTM, a principal rede de telefonia móvel do país, mas não causou danos ou vítimas. O carro do home-bomba explodiu no portão, indicou o tenente Ikedichi à AFP.

Os dois ataques suicidas foram confirmados pela Agência Nacional de Situações de Emergência (NEMA).

O grupo islamita Boko Haram, autor de vários atentados no centro e no norte da Nigéria, ataca regularmente as instalações das empresas de telefonia, que são acusadas pelo grupo de cooperar com os serviços de segurança.

Kano foi palco em janeiro da mais sangrenta operação já realizada pelo Boko Haram: ataques coordenados causaram 185 mortes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos