Exército do Chad mata líder 'jihadista' Mokhtar Belmokhtar

N'DJAMENA, 02 Mar 2013 (AFP) - O Exército do Chad matou neste sábado o líder 'jihadista' Mokhtar Belmokhtar em uma operação militar contra o maciço de Ifoghas, no norte do Mali, informou o Estado-Maior chadiano.

"As forças chadianas no Mali destruíram totalmente a principal base dos 'jihadistas' no maciço de l'Adrar des Ifoghas, mais precisamente no Vale do Ametetai", às 12H00, revela o comunicado, precisando que "vários terroristas", entre eles Mokhtar Belmokhtar, "morreram na ação".

O anúncio ocorre um dia após o presidente do Chad, Idriss Déby, comunicar a morte de um dos principais chefes da Al-Qaeda do Magreb Islâmico, Abdelhamid Abu Zeid, igualmente liquidado pelas forças chadianas.

A informação sobre a morte de Abu Zeid não foi confirmada por Paris ou Bamako.

Mokhtar Belmokhtar era um chefe da Al-Qaeda do Magreb Islâmico (Aqmi) que abandonou a organização em outubro passado para formar sua própria unidade de combate.

O líder 'jihadista' reivindicou o ataque contra a usina de gás argelina de 'In Amenas', no qual morreram 37 reféns estrangeiros e 29 membros do comando terrorista.

Mokhtar Belmokhtar ameaçava realizar novos ataques contra a presença de tropas francesas no Mali e segundo o Wall Street Journal, desde fevereiro passado o líder terrorista integrava uma lista de alvos prioritários dos serviços de inteligência.

O Exército do Chad, que enviou mais de 2 mil homens ao Mali, esta na linha de frente das operações no maciço de Ifoghas, ao lado das tropas francesas que perseguem os grupos 'jihadistas' que ocupavam o norte malinês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos