Paraguai espera melhor relação com Venezuela após morte de Chávez

ASUNCIõN, 06 Mar 2013 (AFP) - O presidente do Paraguai, Federico Franco, foi mais um dos líderes latino-americanos a expressar seus "profundos pêsames" pela morte de Hugo Chávez, mas estimou que as relações entre os dois países devem melhorar, após a ruptura diplomática com Assunção, em junho de 2012, em razão da destituição de Fernando Lugo.

"Expresso ao povo venezuelano meu mais sentidos pêsames e uma resignação cristã aos familiares de Hugo Chávez", disse o chefe de Estado paraguaio em declarações à imprensa.

"Não vamos aproveitar para fazer nenhum comentário, críticas que já fizemos quando ele estava vivo (...), mas esperamos que, com o novo governo, trabalhemos de maneira absolutamente profissional, sem ingerência nos assuntos internos e com um respeito irrestrito à autodeterminação dos povos", ressaltou Franco em declarações a uma rádio local.

"É de público conhecimento meu parecer sobre o governo de Chávez e que, ideologicamente, me opus de forma radical à doutrina do socialismo bolivariano. Mentiria se dissesse que alguma vez tentei falar com ele. Só dialogamos depois do dia 15 de agosto de 2008 (quando assumiu o presidente Fernando Lugo e Franco era seu vice), mas não passou de uma saudação protocolar".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos