Tropas iraquianas matam mais de 40 rebeldes perto de Bagdá

Em Berlim

  • Tobias Schwarz/Reuters

    Polícia evacua casas em Berlim próximo ao local onde foi encontrada uma bomba

    Polícia evacua casas em Berlim próximo ao local onde foi encontrada uma bomba

BAGDA, 03 Abr 2014 (AFP) - As tropas iraquianas mataram nesta quinta-feira mais de 40 insurgentes em combates violentos para evitar um ataque rebelde contra um acampamento ao sudoeste de Bagdá, anunciou o ministério do Interior.

Os combates na cidade de Yusufiya contra membros do grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) também deixaram um oficial morto.

"As tropas iraquianas enfrentaram uma tentativa de invasão de membros do EIIL no acampamento militar", segundo um funcionário do ministério.

"Mataram mais de 40 terroristas", disse a mesma fonte.

Durante a operação foram apreendida duas metralhadoras, cinco lança-granadas e outros materiais.

O EIIL também luta na vizinha Síria, tanto contra o regime como contra outros grupos rebeldes que acusam o grupo de cometer abusos e de aspirações hegemônicas.

Há alguns dias foram registrados combates ao oeste de Bagdá, o que provoca o temor de que os insurgentes ampliem o campo de ação para as proximidades da capital.

A violência aumentou no último ano e atingiu níveis que não eram registrados desde 2008, sobretudo pelo descontentamento da minoria sunita e a guerra na vizinha Síria.

Os ataques mataram quase 500 pessoas em março e mais de 2.200 no decorrer do ano, segundo uma contagem da AFP, e não parecem diminuir de ritmo ante as eleições legislativas previstas para 30 de abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos