Soldado dos EUA é considerado culpado de matar colegas no Iraque

Em Los Angeles

  • Jessica Rinaldi/Reuters

    Wilburn Russell, 73, mostra retrato do filho dele, sargento John Russell, que foi condenado por matar cinco colegas no Iraque

    Wilburn Russell, 73, mostra retrato do filho dele, sargento John Russell, que foi condenado por matar cinco colegas no Iraque

O militar americano John Russell foi considerado culpado do assassinato de cinco colegas em uma clínica psiquiátrica no Iraque, há quatro anos, informou um porta-voz da corporação.

Depois de chegar a um acordo para escapar da pena de morte, o sargento John Russell foi condenado pelos assassinatos cometidos em maio de 2009 em uma clínica em Camp Liberty, a maior base americana no Iraque, dedicada a soldados que sofrem de estresse ligado à guerra.

Russell, que inicialmente negou sua responsabilidade no caso, admitiu os assassinatos no mês passado, em um acordo fechado por seus advogados na Base Conjunta Lewis-McChord (JBLM), no Estado de Washington.

Nesta segunda, "o sargento Russell foi considerado culpado de assassinato premeditado", disse à AFP o porta-voz da base militar no sul de Seattle, Gary Dangerfield.

O sargento enfrentará a prisão perpétua sem recurso à liberdade condicional, além de pagar uma multa e receber a "baixa por desonra" do corpo dos Marines, disse o porta-voz.

No momento dos fatos, Russell servia no Iraque pela terceira vez, e sua unidade se preparava para deixar o país. Devido a preocupações com seu estado de saúde, uma semana antes do tiroteio, seu comandante havia ordenado que o suboficial entregasse suas armas e recebesse tratamento.

As vítimas foram três soldados que também estavam em tratamento e dois médicos.

"Fiz isso por raiva, meritíssimo", declarou Russell ao juiz militar, coronel David Conn, no mês passado, quando se declarou culpado.

Russell foi de quarto em quarto matando funcionários e pacientes.

"Estava transtornado. Não me lembro de estar transtornado, mas todos que me viram na clínica de combate ao estresse disseram que parecia transtornado", contou o réu ao jornal local "Los Angeles Times".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos