EUA lançam 'drone invisível' de porta-aviões

WASHINGTON, 15 Mai 2013 (AFP) - O X-47B, um protótipo de drone invisível com alcance de 4.000 km, foi lançado com sucesso de um porta-aviões, algo inédito, o que promete revolucionar a aviação embarcada, anunciou a Marinha americana nesta terça-feira.

"Foi lançado com sucesso às 11H18" (12H18 Brasília) do porta-aviões "USS HW Bush", disse à AFP a tenente Katie Cerezo.

Após algumas manobras diante da costa da Virgínia, o avião sem piloto seguiu para a base aeronaval de Patuxent River, em Maryland, onde pousou 65 minutos depois.

Após 103 anos do início da "aeronáutica naval e da primeira decolagem de um avião do cruzador "USS Birmingham", chegou o momento de um avião pilotado a distância decolar de um navio, um marco" na história aeronáutica naval americana, destacou o vice-almirante David Buss.

"Hoje presenciamos um pequeno mas importante traço do futuro da nossa marinha, quando começamos a integrar drones no contexto mais complexo de um porta-aviões de propulsão nuclear", declarou Buss.

O X-47B é um drone com motor a jato em forma de "asa de morcego" com capacidade de ser 'invisível' ao radar. O aparelho foi concebido em 2007 pela americana Northrop Grumman, o mesmo fabricante do drone de observação Global Hawk.

O novo drone, com envergadura de 19 metros e 12 metros de comprimento, só estará operacional em alguns anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos