Talibãs paquistaneses confirmam morte de número dois

MIRANSHAH, Paquistão, 30 Mai 2013 (AFP) - Os talibãs paquistaneses confirmaram nesta quinta-feira que Wali ur-Rehman, segundo na linha de comando, faleceu na quarta-feira atingido por um míssil disparado por um avião teleguiado americano em uma zona tribal do noroeste do país.

"Cinco de nossos homens, entre eles Wali ur-Rehman, morreram no ataque", declarou à AFP o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, confirmando uma informação divulgada na quarta por fontes paquistanesas.

"Wali ur-Rehman foi assassinado ontem e estamos orgulhosos de seu sacrifício. Cumpriremos sua missão e anunciamos a ruptura do diálogo com o governo paquistanês, que também é responsável por esse ataque", acrescentou o porta-voz do TTP.

O TTP, aliado da Al-Qaeda, é o principal grupo armado em guerra aberta contra o poder em Islamabad.

A morte de Rehman, por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares, é um forte golpe para o TTP, do qual era um comandante influente desde a formação do grupo armado, em 2007.

Rehman era acusado por Washington principalmente por ter sido um dos principais envolvidos no ataque contra a base de Chapman, em Khost, no Afeganistão. Sete membros da CIA morreram na ação, o registro de mortes mais pesado para os serviços de inteligência americanos desde a guerra do Líbano, em 1983.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos