Cinco mortos em combates entre forças de Ruanda e da República Democrática do Congo

KIGALI, 11 Jun 2014 (AFP) - Autoridades de Ruanda afirmaram nesta quarta-feira que soldados da República Democrática do Congo (RDC) entraram em seu território e atiraram contra uma patrulha, desencadeando confrontos que deixaram cinco congoleses mortos.

Em um comunicado, a ministra das Relações Exteriores de Ruanda e porta-voz do governo de Kigali, Louise Mushikiwabo, "pediu que as autoridades da RDC (...) parem de atacar o território de Ruanda", acrescentando que seu país "está preparado para intervir e proteger seus cidadãos".

Soldados da República Democrática do Congo e de Ruanda se enfrentaram com armas pesadas na tarde desta quarta na fronteira, após um conflito pela manhã com armas leves, de acordo com uma fonte oficial da RDC.

Após horas de calma, os enfrentamentos foram retomados com armas pesadas aproximadamente 20 km a nordeste de Goma, capital da região de Kivu do Norte, indicou à AFP Julien Paluku, governador dessa província do leste da RDC.

O coronel Ephrem Ramazani, comandante regional das forças congolesas, disse que foram registrados "disparos com armas pesadas de ambas partes".

"São disparos de morteiro", disse um cidadão local que pediu para não ser identificado.

Kinshasa reconheceu que um de seus soldados morreu nos combates, responsabilizando Ruanda.

Os confrontos haviam cessado nas últimas horas da tarde no território fronteiriço entre os dois países, que têm relações tensas há anos.

str-ayv/sba/dmc/meb/cc/dm

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos