Líder de protestos estudantis lança candidatura como deputada no Chile

Em Santiago

  • Martin Bernetti/AFP

    A ex-líder estudantil Camila Vallejo

    A ex-líder estudantil Camila Vallejo

A ex-líder estudantil Camila Vallejo, conhecida por ter ficado à frente dos maiores protestos estudantis desde a democracia no Chile, em 2011, lançou oficialmente sua candidatura como deputada do Partido Comunista pelo distrito de La Florida (sul de Santiago).

Vallejo, grávida de uma menina, apresentou sua candidatura para as eleições parlamentares do mês de novembro com um ato na tarde de domingo no centro cultural de La Florida, um bairro do sul da capital, onde ela nasceu e foi criada.

Formada em Geografia, Vallejo, de 24 anos, foi a face mais conhecida do movimento estudantil que em 2011 irrompeu com força no Chile para exigir uma educação pública gratuita e de qualidade, por meio de uma reforma no sistema herdado da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Devido a um sistema eleitoral também concebido pela ditadura, que tende a excluir os partidos minoritários, o Partido Comunista perdeu parte de sua representação no Congresso durante muitos anos, e espera aumentar sua presença nas próximas eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos