Novo "drone" americano pousa pela 1ª vez em porta-aviões

  • Rich-Joseph Facun /Reuters

    O X-47B, um protótipo de avião não-tripulado, pousou no porta-aviões americano USS George HW Bush

    O X-47B, um protótipo de avião não-tripulado, pousou no porta-aviões americano USS George HW Bush

O X-47B, um protótipo de avião não-tripulado ("drone"), pousou no porta-aviões americano "USS George HW Bush" nesta quarta-feira (10), abrindo um novo capítulo na história da Aviação Naval, anunciou a Marinha.

O aparelho, mais independente do que os atuais drones, como o "Predator" ou o "Reaper", havia decolado cerca de dez minutos antes da Estação Aérea Naval de Patuxent River, em Maryland (leste). Logo depois chegou ao porta-aviões, cruzando a costa do estado da Virgínia (leste).

O diretor do programa, comandante Jaime Engdahl, explicou que o X-47B "opera de forma independente durante o voo e em sua aproximação do navio, mas o oficial de pouso tem um controle digital direto ativado com um botão".

O X-47B, que não tem cauda, conta com uma turbina e uma forma chamada "asa de morcego" para aumentar suas capacidades "invisíveis" (de não ser detectado por radar). Foi projetado em 2007 pela empresa american Northrop Grumman, que também construiu o avião não-tripulado de observação Global Hawk.

O "drone" tem 19 metros de envergadura e 12 metros de comprimento. Está na etapa de testes, e ainda serão necessários muitos anos de pesquisa e desenvolvimento antes de sua entrada definitiva em serviço operacional na Marinha americana.

Sua classe de 2.100 milhas náuticas (3.900 quilômetros) faz dessa aeronave um potencial bombardeiro de longo alcance.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos