Malala diz que não será silenciada por ameaças

Em Nova York

  • Stan Honda/AFP

    A paquistanesa Malala Yousafzai discursa na ONU, nesta sexta-feira (12), dia em que completa 16 anos. Malala foi atacada por talibãs no ano passado por defender o acesso das meninas à educação

    A paquistanesa Malala Yousafzai discursa na ONU, nesta sexta-feira (12), dia em que completa 16 anos. Malala foi atacada por talibãs no ano passado por defender o acesso das meninas à educação

A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai afirmou, em seu esperado discurso nas Nações Unidas nesta sexta-feira, que não será silenciada por ameaças terroristas, em seu primeiro discurso público desde que foi baleada pelo grupo talibã.

"Eles pensaram que a bala iria nos silenciar, mas eles falharam", disse Malala na Assembleia de Jovens da ONU em seu aniversário de 16 anos, em um discurso no qual pediu mais esforços globais para permitir que as crianças tenham acesso a escolas.

"Os terroristas pensaram que eles mudariam meus objetivos e interromperiam minhas ambições, mas nada mudou na vida, com exceção disto: fraqueza, medo e falta de esperança morreram. Força, coragem e fervor nasceram", completou, em um discurso durante o qual recebeu muitos aplausos.

A jovem defensora da educação para meninas foi atingida na cabeça por um tiro de um extremista talibã no momento em que seguia para a escola, em um ônibus, perto de sua casa no Vale do Swat no dia 12 de outubro de 2012.

Ela recebeu tratamento médico na Grã-Bretanha, onde mora atualmente. O ataque chamou a atenção do mundo para a campanha de Malala a favor de mais oportunidades de estudo para as mulheres.

Gordon Brown, ex-primeiro-ministro britânico e enviado especial da ONU para a educação, elogiou Malala como "a garota mais corajosa do mundo", ao apresentá-la à Assembleia de Jovens da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos