Negociações israelo-palestinas "não avançam" (líder palestino)

RAMALLAH, Territórios palestinos, 04 Set 2013 (AFP) - As negociações de paz israelo-palestinas reiniciadas há algumas semanas "não progrediram até agora", declarou nesta quarta-feira uma autoridade palestina.

Yaser Abed Rabo, negociador e secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), declarou ainda que "o que assistimos até o momento não era o que esperávamos. Há poucas esperanças de progresso (nas negociações), o que as torna fúteis".

Essas declarações confirmam a de outra autoridade palestina que na segunda-feira lamentou a falta de progresso nas negociações.

"Salvar este processo político não depende apenas de promessas de encontros americanos com as duas partes, mas também uma postura americana clara e pressões sobre Israel", considerou Rabo em entrevista à rádio oficial "Voz da Palestina".

"Israel não está comprometido com o fim dos assentamentos. As construções continuam, o que destrói qualquer esperança (de êxito) deste processo político", considerou.

O governo israelense anunciou em meados de agosto a construção de mais de 2.000 habitações nos assentamentos da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, provocando a fúria dos palestinos.

Os Estados Unidos não têm comentado sobre as negociações.

Após quase três anos de bloqueio, israelenses e palestinos concordaram em retomar no final de julho as negociações de paz diretas, após intensos esforços do secretário de Estado americano, John Kerry.

na-jad-dms/hj/at/jo/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos