México não tem mais esperança de salvar 68 vítimas de deslizamento


ACAPULCO, México, 21 Set 2013 (AFP) - O presidente do México, Enrique Peña Nieto, admitiu neste sábado que "praticamente não há mais esperança" de encontrar com vida as 68 pessoas desaparecidas após o deslizamento de terra que sepultou uma localidade no sul do país, atingido por fortes chuvas.

"Hoje não há praticamente mais esperança de que se possa encontrar alguma pessoa com vida" em La Pintada, disse o presidente durante entrevista coletiva em Acapulco, no estado de Guerrero, o mais afetado pelas inundações.

"O volume de terra que praticamente sepultou mais de 40 casas nesta comunidade faz pensar que não há mais gente com vida", destacou o presidente, que na tarde deste sábado visitou La Pintada, na região montanhosa do Estado de Guerrero.

Elementos da Defesa Civil e do Exército seguem trabalhando em La Pintada, localidade sepultada por toneladas de terra.

A tragédia ocorreu na segunda-feira passada, e o deslizamento de terra atingiu boa parte da localidade de 400 habitantes, que ficou completamente isolada. As equipes de socorro chegaram ao local apenas na quarta-feira.

O México foi castigado por fortes chuvas durante quase uma semana, devido à presença dos ciclones Manuel e Ingrid, que chegaram simultaneamente ao país pela costa do Pacífico e pelo Golfo do México, no Atlântico.

Segundo o último relatório oficial, as inundações e deslizamentos de terra deixaram 101 mortos no México, além dos 68 desaparecidos em La Pintada.

Em Acapulco, as chuvas isolaram o balneário por quase uma semana, provocando o caos em uma cidade repleta de turistas.

Apenas na sexta-feira foi reaberta a estrada entre Acapulco e a cidade do México, permitindo a saída de milhares de turistas, ao final de uma semana de pesadelo no balneário, que ficou sob as águas.

Centenas de pessoas foram resgatadas por helicópteros de tetos de residências e crocodilos acabaram nas ruas após o transbordamento de diversas lagoas.

Após a dissipação das tormentas, o México enfrenta o desafio da reconstrução de estradas e pontes em todo o país.



str-csc/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos