Senador americano discursa por 21 horas e 19 minutos contra lei da saúde


WASHINGTON, 25 Set 2013 (AFP) - O senador republicano Ted Cruz concluiu nesta quarta-feira um discurso de 21 horas e 19 minutos no Senado americano, onde passou a noite em pé e praticamente sozinho para protestar contra a reforma do sistema de saúde de Barack Obama.

"Eu me sinto em grande forma. É emocionante ver que os americanos têm a oportunidade de participar do debate, e espero que os meus colegas façam a coisa certa e ouçam os americanos", declarou a repórteres depois do discurso maratônico.

O texano, filiado ao Tea Party, não bateu o recorde de maior discurso da história do Senado, de mais de 24 horas, registrado em 1957 por um eleito do sul que queria bloquear a lei sobre os direitos civis.

Ted Cruz começou sua maratona terça-feira às 18h41 GMT (15h41 de Brasília), vestindo confortáveis tênis preto em vez de suas habituais botas de couro de avestruz. Ele também teve o cuidado de "beber pouca água", a fim de permanecer na câmara e impedir o encerramento da sessão.

De acordo com o regulamento interno do Senado, enquanto Ted Cruz, de 42 anos, se mantivesse no púlpito, em pé e sem pausa, tinha o direito de continuar a falar até quarta-feira às 16h00 GMT.

Um desafio físico como esse é normalmente encarado por senadores em protesto. No caso de Cruz, o protesto foi contra o "Obamacare", a reforma da saúde aprovada em 2010 e que deve entrar em vigor em 1º de outubro.

"Todo mundo sabe que a lei destrói empregos e aumenta o custo dos cuidados de saúde", Cruz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos