Manifestação de aposentados em Portugal contra a redução das pensões

LISBOA, 22 Jan 2014 (AFP) - Centenas de aposentados saíram às ruas nesta quarta-feira em Lisboa para protestar contra uma nova queda de suas pensões que o governo prevê, constatou a AFP.

"Deixem de roubar quem passou a vida trabalhando", gritavam os manifestantes que caminharam até a sede do Parlamento na capital portuguesa, onde se examinava nesta quarta-feira um texto que prevê um aumento das contribuições sociais aos aposentados.

"Não temos que pagar o que outros roubaram", "Não ao confisco de nossas aposentadorias", diziam os cartazes que os manifestantes mostravam.

"Minha aposentadoria já passou de 2.200 a 1.500 euros e isso nem sequer inclui a nova medida do governo. É um roubo", declarou Luisa Vitorino, ex-executiva da Portugal Telecom.

Após rejeitar a Corte Constitucional um texto que previa cortes de 10% das aposentadorias dos funcionários superiores a 600 euros mensais, o governo apresentou outro projeto que atinge todos os aposentados.

Este texto prevê que todos os aposentados que ganham mais de 1.000 euros (ao invés de 1.350 até agora) terão que pagar a contribuição de solidariedade sobre as pensões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos