Milhares de manifestantes ocupam administrações regionais ucranianas

LVIV, Ucrânia, 24 Jan 2014 (AFP) - Milhares de manifestantes invadiram nesta quinta-feira as sedes de governo de várias regiões do oeste da Ucrânia para pressionar o poder em nível provincial.

Os governadores são nomeados pelo presidente Viktor Yanukovich e são impopulares nessa parte do país de fala ucraniana e, em sua maioria, favorável ao movimento de contestação pró-União Europeia lançado há dois meses no território.

Cerca de mil ativistas se reuniram na frente da sede de governo da região de Lviv, a principal cidade do oeste, aos gritos de "revolução".

Os manifestantes conseguiram entrar nos prédios administrativos em busca do governador Oleg Salo e impediram-no de sair até que aceitasse renunciar ao cargo. Ele assinou um documento, no qual pediu a própria renúncia, e entregou aos manifestantes.

Uma vez livre, Salo, bastante impopular nessa cidade próxima à fronteira com a Polônia, retratou-se imediatamente e disse ter sido coagido.

Mais de 500 manifestantes pretendiam passar a noite no local, organizando-se em "unidades de autodefesa" para impedir que o governador trabalhe nesta sexta-feira.

Ações similares se repetiram em outras regiões do oeste - Ternopil, Rivne, Jitomir, Khmelnitski -, que alimentam as multidões nas ruas de Kiev maciçamente há dois meses.

str-zzh-sjw/gmo/via/jmr/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos