Presidentes de Rússia e Ucrânia conversaram em Sochi

Em Kiev

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou com seu colega ucraniano Viktor Yanukovytch na noite de sexta-feira por ocasião da abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, anunciou neste sábado o serviço de imprensa do chefe de Estado ucraniano.

"Falaram no estádio. Não houve um encontro bilateral oficial, não estava previsto no programa de Yanukovytch em Sochi", afirmou um porta-voz.

Citado pela agência Interfax Ucrânia, o porta-voz de Putin, Dimitri Peskov, limitou-se a fornecer a mesma informação.

Nenhum dos dois informou se seus líderes falaram da crise política que atinge a Ucrânia há mais de dois meses.

O movimento de protesto nasceu no fim de novembro após a decisão repentina de Yanukovytch de desistir de assinar um acordo de associação com a UE, negociado durante meses. Optou, por sua vez, por uma aproximação da Rússia, que lhe concedeu um crédito de 15 bilhões de dólares e uma redução do preço do gás.

Até agora, a Rússia só transferiu 3 bilhões de dólares à Ucrânia. Moscou condicionou o desembolso da próxima parcela de sua importante ajuda financeira a Kiev à evolução política do país, cujo primeiro-ministro renunciou na semana passada.

Já as potências ocidentais anunciaram nesta semana que estavam elaborando uma proposta de ajuda econômica à Ucrânia. No entanto, segundo diplomatas ocidentais, esta ajuda não igualará as propostas russas.

A porta-voz do departamento de Estado americano, Jennifer Psaki, afirmou que ocorriam negociações sobre uma possível ajuda para a Ucrânia em troca de reformas, mas que estas discussões estavam "em uma etapa muito preliminar".

Psaki já havia indicado que o hipotético apoio financeiro ocidental iria ocorrer apenas se o país avançar em direção à recuperação econômica, através do Fundo Monetário Internacional. No passado, Kiev rejeitou as rigorosas condições do FMI.

Já o FMI indicou que Kiev não havia "expressado interesse em retomar as negociações" com o Fundo.

Acredita-se que as condições que os ocidentais proporiam à Ucrânia seriam muito difíceis de aplicar para um governo dirigido por partidários de Yanukovytch ou por opositores antes das eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos